sábado, 6 de junho de 2009

PARA A ESCOLA COM PEDALADA - Esgueira

Legenda (esquerda para a direita): Prof. Aguinaldo Melo (coordenador do projecto em Esgueira); Eng. Adriano Almeida (equipa LifeCycle - Câmara Aveiro); Dario Peixoto (delegação Mapfre Aveiro - Mecenas do projecto); Dr. Miguel Capão filipe (Vereador Pelouro Mobilidade e Saúde da Câmara de Aveiro); Melanie Romão (aluna 3ª classificada no Desafio); Eng. Arminda Soares (coordenadora do Projecto LifeCycle - Câmara Aveiro); António Duarte (delegado centro - Mapfre) e Dr. Miguel Araújo (equipa LifeCycle - Câmara Aveiro).


Terminou o desafio "Para a Escola com Pedalada", na Escola Secundária Jaime Magalhães Lima - Esgueira. 44 aderentes (alunos, professores e funcionários), aos quais se juntaram 2 alunos da Escola Secundária Mário Sacramento.


Resumo da actividade do Projecto LifeCycle na Escola Secundária Jaime Magalhães Lima.
Desafio: “Para a Escola com Pedalada”.

No âmbito geral do Projecto Europeu de Mobilidade Saudável – LifeCycle: A bicileta é Vida”, foram escolhidas três escolas do Concelho de Aveiro, para uma experiência piloto, junto do universo escolar, no sentido de promover o uso da bicicleta como meio de transporte no quotidiano de alunos, docentes e funcionários.
Esta promoção da bicicleta, no percurso casa-escola, significa o contributo para uma melhor saúde individual (e, consequentemente, pública), na ajuda à prevenção da obesidade, das doenças cardio-vasculares e da diabetes (tipo II), para a promoção da actividade física e para uma melhoria nos processos de mobilidade, com o recurso a meios suaves e saudáveis, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das comunidades.
O desafio “Para a Escola com Pedelada”, na Secundária Jaime Magalhães Lima, teve várias fases distintas, mas complementares.
1. A sensibilização da Direcção da Escola para a aceitação do compromisso de implementação do projecto (1º e 2º períodos);
2. A inclusão do desafio como projecto curricular de uma turma e a coordenação do docente responsável: Prof. Aguinaldo Melo (1º e 2º períodos);
3. A apresentação do Projecto à Turma dinamizadora do desafio (2º período);
4. Apresentação do Projecto a todos os alunos no dia da Escola (2º período), do desafio “Para a Escola com Pedelada” e divulgação do respectivo regulamento;
5. Início do processo de inscrições para o desafio (final do 2º período);
6. Início do desafio “Para a Escola com Pedalada” (início do 3º período até ao dia 5 de Junho), com a inclusão de dois alunos da Escola secundária Mário Sacramento.
O desafio contou com a participação de 44 alunos, docentes e funcionários, que aceitaram o compromisso de, pelo menos, em dois dias da semana, se deslocarem de bicicleta para a escola.
Para além dos objectivos descritos, como forma de incentivo à mudança dos hábitos de mobilidade, foram estabelecidos parâmetros de participação: para além do número de viagens, a distância quilométrica, o recurso a medidas de segurança (capacete, colete, braçadeira reflectora) e o acompanhamento (igualmente em bicicleta) de um adulto.
Registe-se o elevado número de aderentes ao desafio com viagens diárias e regulares, sendo que a média semanal, por aderente, em dois meses, se cifrou em 12,25 viagens/semana (lembrando que os horários escolares são diferenciados e que há alunos sem aulas nas quartas-feiras à tarde).
No seguimento do estipulado no regulamento do desafio, os três primeiros classificados (duas alunas do 8º ano e um aluno do 10º ano) e que vão receber, cada um, uma bicicleta oferecida pelo Mecenas do Projecto – Mapfre Seguros, são: Lena Classing - com 2320 pontos, Tim Classing e Melanie Romão.
De referir que mutios dos aderentes ao Desafio efectuam cerca de 6 km’s por viagem e alguns foram sensíveis à questão da segurança e, mesmo sem obrigatoriedade, usar sempre capacete de protecção, como foi o caso da primeira classificada.

Sem comentários: