Encorajar o uso da Bicicleta em percursos cicláveis: que opções?
Mário J. Alves (Maio 2005)
Mário J. Alves (Maio 2005)
Nos próximos anos iremos assistir à entusiasmada implementação de infra-estruturas cicláveis em Portugal. Da observação dos poucos exemplos que existem entre nós, poderemos estar a caminhar na direcção errada, contrariando as experiências acumuladas noutros países com longa tradição no uso da bicicleta e conhecimento técnico de como aumentar a segurança dos ciclistas. Em geral, em Portugal tem-se optado pela segregação do ciclista tentando cortar a sua relação com o resto do tráfego, esquartejando o espaço público e caindo na "armadilha" de formas de desenhar a cidade já há muito postas em causa. Apesar da Pista Ciclável ser a solução mais frequente em Portugal, nos últimos anos tem havido crescente preocupação sobre a segurança deste tipo de soluções nos cruzamentos. Ao segregar os ciclistas poderemos estar a contribuir para a perda da já reduzida cidadania que lhes confere o actual Código da Estrada, quando deveríamos contribuir todos para que esta fosse ampliada. Complicando quando se devia simplificar, apesar de bem intencionadas, estas soluções poderão ser contraproducentes com a apropriação de passeios por espaços sub utilizados, perigosas para o próprio ciclista e extremamente penalizadoras para a utilização do espaço público. A solução poderá passar por considerar em primeiro lugar a adopção de politicas e medidas de carácter holístico que facilitem a integração da bicicleta com o resto do tráfego. O desenho urbano deverá ser inclusivo e universal. Na maior parte dos casos em zonas urbanas, só depois de considerar a possibilidade de adopção de soluções integradoras deveremos optar pela segregação dos ciclistas.
1 comentário:
Eu uso diáriamente a bicicleta para as minhas deslocações em Aveiro, e é algo que recomendo a quem possa pedalar. O trânsito nem é complicado e a cidade é plana.
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