As duas palavras-chave do Projecto são "percepção" e de "motivação".
Percepção.
Para mudar o comportamento de mobilidade das pessoas, principalmente a percepção dos diferentes modos de transporte, é necessário objectividade. O carro, apesar do seu peso económico, dos efeitos na saúde pública e no ambiente, é uma “valor”, realmente, muito valorizado. Há várias razões para esse efeito: a publicidade em grande escala da indústria automóvel e, na maioria dos casos, o hábito desde a infância de viajar no banco traseiro de um carro.
O oposto aplica-se à bicicleta, por razões culturais e sociais: menos valorizada no dia-a-dia. Para a maioria das pessoas é necessária a criação de uma imagem positiva para a bicicleta; o mais cedo possível, bem como a sua preservação durante toda a vida.
Motivação.
Mudada esta percepção sobre a realidade do uso da bicicleta, pode, no entanto, não ser suficiente para a alteração de comportamentos.
É necessária a experiência e a vivência prática. Motivar os cidadãos para experimentar o uso da bicicleta no seu dia-a-dia é, portanto, fundamental. O Projecto Life Cycle é baseado nessa abordagem motivacional, dotando as pessoas, nas respectivas fases da sua vida, com acções adaptadas para iniciar ou manter o uso da bicicleta, através de uma abordagem integrada de saúde e mobilidade.
Percepção.
Para mudar o comportamento de mobilidade das pessoas, principalmente a percepção dos diferentes modos de transporte, é necessário objectividade. O carro, apesar do seu peso económico, dos efeitos na saúde pública e no ambiente, é uma “valor”, realmente, muito valorizado. Há várias razões para esse efeito: a publicidade em grande escala da indústria automóvel e, na maioria dos casos, o hábito desde a infância de viajar no banco traseiro de um carro.
O oposto aplica-se à bicicleta, por razões culturais e sociais: menos valorizada no dia-a-dia. Para a maioria das pessoas é necessária a criação de uma imagem positiva para a bicicleta; o mais cedo possível, bem como a sua preservação durante toda a vida.
Motivação.
Mudada esta percepção sobre a realidade do uso da bicicleta, pode, no entanto, não ser suficiente para a alteração de comportamentos.
É necessária a experiência e a vivência prática. Motivar os cidadãos para experimentar o uso da bicicleta no seu dia-a-dia é, portanto, fundamental. O Projecto Life Cycle é baseado nessa abordagem motivacional, dotando as pessoas, nas respectivas fases da sua vida, com acções adaptadas para iniciar ou manter o uso da bicicleta, através de uma abordagem integrada de saúde e mobilidade.
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