quinta-feira, 15 de julho de 2010

A CMA entrega a viagem a Amesterdão à vencedora da campanha "Aveiro a pedalar"



A Câmara Municipal de Aveiro entregou, hoje, dia 15 de Julho, a Mariana Gonçalves Reis, o primeiro prémio atribuído no âmbito da Campanha Geral “Aveiro a Pedalar” do Projecto Europeu LifeCycle, para a promoção do uso da Bicicleta e destinada a toda a comunidade aveirense.
A atribuição deste prémio a Mariana Reis, aluna da escola EB 2,3 Aires Barbosa, de Esgueira, resulta do sorteio realizado no passado dia 2 de Julho e que culminou o período da campanha de sensibilização denominada “Aveiro a Pedalar” que teve como objectivo promover o uso da bicicleta no quotidiano dos cidadãos.
O primeiro prémio do desafio do Projecto LifeCycle é um fim-de-semana em Amesterdão, para duas pessoas, (oferecido pela Mapfre Seguros) no valor de 1.000 euros.
Para a aluna da Escola Aires Barbosa, “este desafio foi realizado diariamente, com muito gosto. Achei muito gira a proposta apresentada e como já era hábito meu usar a bicicleta para passear com o meu pai ou visitar amigos, não me custou nada ir também para a escola de bicicleta”.
No entanto, foram algumas as dificuldades sentidas na realização do percurso entre a casa e a escola, “principalmente no atravessamento ou cruzamentos, já que tive sempre a necessidade de o fazer junto a uma passadeira para peões. O trânsito, em Esgueira, circula a velocidades elevadas e os automóveis não respeitam as bicicletas. De tal forma, que, em algumas ocasiões cheguei atrasada à escola”.
Por último, como mensagem, Mariana Reis alertou para os benefícios do uso da bicicleta no dia-a-dia dos cidadãos: “Faz bem à saúde, promove o bem-estar e a qualidade de vida. Além disso, contribui para a melhoria do ambiente e da vida nos centros urbanos”.
A campanha foi iniciada no dia 28 de Abril e terminou no passado dia 28 de Junho, no âmbito do projecto Europeu de Mobilidade Saudável - Life Cycle, do qual a Autarquia é parceira oficial, teve como objectivos a promoção da utilização da bicicleta nas pequenas e médias deslocações quotidianas, bem como o incentivo da comunidade aveirense para a pratica de hábitos de vida mais saudáveis através do uso frequente da bicicleta.




Sem comentários: